Como aprender a posição de todas as notas no braço da guitarra?
Poucas noções são necessárias para conhecer o braço da guitarra. A realidade é que depois de saber onde encontrar qualquer nota na guitarra, começamos a usá-la de uma forma mais automática. Daí ser importante esta aprendizagem.
Tal como não costumamos ter entraves para falar, quando queremos, produzindo som com a nossa voz, com a guitarra tem de ser da mesma forma - pensar numa nota e tocá-la na guitarra sem esforço.
É necessário saber exprimir melodias na guitarra, da mesma forma que conseguímos, assobiar ou trautear.
Passar à acção!
É preciso:- Saber a organização das notas: Dó, Ré. Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó. Esta é a forma crescente. Logicamente o inverso será o decrescente, das notas mais agudas para as mais graves.
- Saber quais as notas que têm bemóis ou sustenidos. Simplificando, as que não têm bemóis ou sustenidos são o Mi/Fá e o Si/Dó. Ou seja, não é costume usar Fá #, Mi b, Si #, Dó b. Quer dizer que de Mi para Fá vai meio tom e de Si para Dó vai meio tom. Todas as restantes estão separadas de um tom entre as notas vizinhas.
- Saber onde encontrar uma nota ou as suas oitavas em todas as cordas da guitarra.
O diagrama da guitarra que se segue exemplifica como encontrar a nota Lá no braço da guitarra.
Todas as outras notas são encontradas com a mesma relação. Para isso deve-se mover horizontalmente os pontos indicadores da nota. Na imagem os pontos representam o Lá.
Por exemplo, para saber onde está o Si, devemos deslocar todos os pontos dois trastes para a direita, neste diagrama.
Sem comentários:
Enviar um comentário