domingo, 17 de maio de 2015

Como aprender o braço da guitarra?

Como aprender a posição de todas as notas no braço da guitarra?

Poucas noções são necessárias para conhecer o braço da guitarra. A realidade é que depois de saber onde encontrar qualquer nota na guitarra, começamos a usá-la de uma forma mais automática. Daí ser importante esta aprendizagem.

Tal como não costumamos ter entraves para falar, quando queremos, produzindo som com a nossa voz, com a guitarra tem de ser da mesma forma - pensar numa nota e tocá-la na guitarra sem esforço.

É necessário saber exprimir melodias na guitarra, da mesma forma que conseguímos, assobiar ou trautear.

Passar à acção!

É preciso:
  1. Saber a organização das notas: Dó, Ré. Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó. Esta é a forma crescente. Logicamente o inverso será o decrescente, das notas mais agudas para as mais graves.
  2. Saber quais as notas que têm bemóis ou sustenidos. Simplificando, as que não têm bemóis ou sustenidos são o Mi/Fá e o Si/Dó. Ou seja, não é costume usar Fá #, Mi b, Si #, Dó b. Quer dizer que de Mi para Fá vai meio tom e de Si para Dó vai meio tom. Todas as restantes estão separadas de um tom entre as notas vizinhas.
  3. Saber onde encontrar uma nota ou as suas oitavas em todas as cordas da guitarra.
O diagrama da guitarra que se segue exemplifica como encontrar a nota Lá no braço da guitarra.



Todas as outras notas são encontradas com a mesma relação. Para isso deve-se mover horizontalmente os pontos indicadores da nota.  Na imagem os pontos representam o Lá.
Por exemplo, para saber onde está o Si, devemos deslocar todos os pontos dois trastes para a direita, neste diagrama.

Sem comentários:

Enviar um comentário