terça-feira, 19 de maio de 2015

Modos da escala Maior de Dó

A música têm destas coisas interessantes

Sabemos tocar a escala maior e percebemos porque se chama "Maior". É uma escala que nos dá a sensação de alegria, paz, calma, bem estar entre outros termos positivos.

Muitas músicas são feitas tendo por base a escala Maior, por ex.: o Hino de Portugal, o Hino à Alegria de Beethoven. Este último, expressa os ideais de liberdade, paz e solidariedade.

Como tocar a escala Maior num piano?

Tocar qualquer nota branca de um piano enquanto se tem como som de "fundo" a nota Dó.
Esta nota de fundo é a tónica. É a nota que dá o nome ao tom da música.
Assim, qualquer piano soa à escala de Dó maior, quando a tónica é Dó e as notas tocadas são quais quer notas brancas do piano.

Nem todas as músicas nos transmitem esta sensação positiva, e dessa forma, muito provavelmente não usam esta escala Maior.

Outras escalas

Vamos ver o caso das músicas com um sentido mais fechado, triste, negativo. Na música ocidental a escala mais comum nesta sensação é a escala menor. Esta escala é diferente da escala Maior. Tem uma terceira menor, sexta menor e uma sétima menor. Parece confuso, mas vamos voltar à abordagem no piano.

Como tocar a escala menor num piano?

Tocar qualquer nota branca de um piano enquanto a nota base é um Lá.
Tocando a nota Lá como tónica e qualquer outra nota branca a escala usada é a escala menor.

Traduzindo a abordagem do piano para a guitarra

Se aprendermos a posição das notas brancas do piano no braço da guitarra, teremos esta lição muito facilitada, pois apenas temos de saber qual a nota tónica a tocar, para obtermos uma escala Maior ou uma escala menor.
Chegamos à conclusão que tocando notas perfeitas, i.e. sem acidentes, temos uma escala Maior quando o tom é um Dó e temos uma escala menor quando o tom é um Lá.

Escalas relativas

Diz-me que a escala de Dó Maior é relativa da escala de Lá menor, isto porque partilham das mesmas notas "brancas", o que muda é apenas a tónica.

Dó Maior é a relativa de Lá menor. Lá menor é a relativa de Dó Maior.

O que são os Modos

Módos são as escalas que resultam da variação da tónica da escala maior.
Vimos que pelo facto de variarmos a tónica Dó na escala de Dó Maior, para uma tónica Lá na escala de Dó Maior obtemos a escala de Lá menor.
À escala de Lá menor também se dá o nome de Aeolian em Lá. O nome Aeolian vem da Grécia e os restantes modos todos têm este estilo grego nos seus nomes.

Os vários Módos da escala Maior

A escala Maior têm sete modos. Eles são: Ionian, Dorian, Phrygian, Lydian, Mixolydian, Aeolian e Locrian.
O Modo correspondente à própria escala Maior tem o nome de Ionian e o Modo correspondente à escala menor tem o nome de Aeolian.

Neste momento já falámos de dois Modos da escala Maior, faltam os outros cinco Modos.


O segundo Modo da escala Maior é o Dorian; uma escala menor com uma sexta maior. É igual ao Aeolian (escala menor) com a alteração da sexta nota da escala ser uma sexta maior.

Fazendo a relação com o piano, este Modo é obtido tocando qualquer nota branca do piano sobre uma tónica Ré.

Até este momento, na guitarra, sabendo a escala de Dó Maior, também sabemos a escala de Lá menor ou Lá Aeolian e o Modo de Ré Dorian.

Se já leste até aqui e compreendeste tudo, começas a perceber que não estamos a adicionar muita informação ao que já sabias.
Sabias uma escala: Dó Maior e essas posições no braço da guitarra são as mesmas que para a escala menor, Aeloian e Dorian e o que muda para cada uma é apenas a tónica.

Faltam mais quantro Modos

Falta o Phrygian, o Mixolydian, o Aeolian e o Locrian.

O terceiro Modo da escala de Dó Maior é o Mi Phrygian. É uma escala com uma característica muito Espanhola.
Tem uma terceira menor, logo é uma escala menor e tem uma segunda menor. Esta segunda menor é a única diferença que existe quando comparada com a escala menor.

O quarto Modo chama-se Lydian e para mim é o mais enigmático de todos. Parece que a escala nunca se resolve e fica sempre em suspense, mesmo quando se passa pela tónica. É um modo que eu gosto muito e chamo-lhe o "Maior" Modo da escala Maior, por ter a terceira Maior, uma sexta Maior e uma sétima Maior.
Em relação à escala Maior apenas tem uma quarta aumentada. Este é o motivo de lhe chamar "mais Maior" que a escala Maior.

O Modo Mixolidian é o quinto Modo da escala Maior. Tendo em conta a escala de Dó Maior, mudando a tónica para Sol, sabemos o Modo Sol Mixolydian. É um Modo para viajar e divagar. É muito usado na musica Escocesa. A única diferença em relação à escala Maior é a sétima menor.

Anteriormente, já foi explicado o Modo Aeolian, igual à escala menor. É o sexto Modo da escala Maior.

Finalmente temos um Modo, que a meu ver, é o mais difícil de aplicar em música.
É o sétimo Modo da escala Maior e chama-se Locrian.
Tem uma segunda menor e uma quinta diminuta. Estas são as duas alterações em relação à escala menor.

Resumo sobre Modos da escala Maior

Os Modos da escala Maior são a própria escala Maior com alteração da tónica. Ao mudarmos a tónica por cada nota da escala obtemos Modos diferentes entre cada e com características únicas.

Embora o Ionian, o Lydian e o Mixolydian tenham a terceira Maior em comum, têm sétimas ou sextas diferentes dando características particulares.

Os Modos Dorian, Aeolian, Phrygian e Locrian têm em comum a terceira menor, mas por terem a segunda, quinta ou sexta diferentes ficam com sonoridades diferentes, que apenas cada um consegue dar.

Estudar os Modos

A minha forma preferida de estudar os Modos é ordená-los de uma forma pouco ortodoxa, do ponto de vista da aprendizagem tradicional da Música, pois normalmente a sequência é dada como:

  1. Ionian
  2. Dorian
  3. Phrygian
  4. Lydian
  5. Mixolydian
  6. Aeolian
  7. Locrian

Mas eu prefiro sequenciá-los da forma como aparecem na tabela abaixo.
A explicação para esta minha ordem, é que, mudamos apenas uma nota em cada Modo para chegar ao Modo vizinho, que se segue.

ModoSegundaTerceiraQuartaQuintaSextaSétima
LydianMaiorMaiorAumentadaPerfeitaMaiorMaior
IonianMaiorMaiorPerfeitaPerfeitaMaiorMaior
MixolydianMaiorMaiorPerfeitaPerfeitaMaiormenor
DorianMaiormenorPerfeitaPerfeitaMaiormenor
AeolianMaiormenorPerfeitaPerfeitamenormenor
PhrygianmenormenorPerfeitaPerfeitamenormenor
LocrianmenormenorPerfeitaDiminutamenormenor


Treinar o ouvido para compreender os Modos

Começando em Lydian, tocamos o Modo sobre uma tónica, e.g. Lá, divagamos no Modo Lá Lydian por 2 minutos, ou mais, até "sentir" o Modo. O Lídian tem a seguinte estrutura crescente: Tom-Tom-Tom-Meiotom-Tom-Tom.
Depois deste treino, mudanos de uma quarta aumentada para um quarta perfeita e estaremos em Ionian; tocamos Lá Ionian por 2 minutos, ou mais.
Em Ionian, alteramos a sétima Maior para sétima Menor e chegamos a Mixolydian; tocamos Lá Mixolydian por mais de 2 minutos.

Parece que já sabemos bem o que se segue. Cada Modo está a dar uma "visão" mais fechada. A história contada por cada melodia de cada modo vai alterando a intensidade. Começou "aberta" e enigmática (Lydian), avançou para alegre e calma (Ionian) e seguiu para um ambiente "pensador", nostálgico e viajado (mixolydian).

Partindo do Modo Lá Mixolydian, mudamos a terceira Maior para terceira menor e temos o Modo Lá Dorian, com sonoridades Celtas; num alegre contido ou num intermédio de sensações alegres/tristes.
Alterando a sexta Maior do Lá Dorian para uma sexta menor, estamos em Lá Aeolian. Para mim, algo um tanto medieval.
Da segunda Maior do Modo Lá Aeolian para segunda menor, temos o Lá Phrygian. A sonoridade Mexicana ou Espanhola.
Lá Phrygian para Lá Locrian, mudámos a quinta perfeita para a quinta diminuta, melodia pouco compreensível, típico de um drama/thriller.

Modos da Escala Maior

Com este conhecimento modal é possível criar músicas, melodias, solos ou harmonias com caracteísticas mais adaptadas ao ambiente musical que queremos transmitir.

Sem comentários:

Enviar um comentário