Afinação

Afinação da guitarra

Na afinação standard, as notas das cordas da guitarra são as seguintes: Mi, Lá, Ré, Sol, Si e Mi, começando na 6ª corda para a 1ª corda.
Esta é a afinação tradicional, no entanto a guitarra pode ser afinada com outras notas, mas para já vamos ver como começar por afinar da forma convencional.

Afinar a 5ª corda

Começamos por afinar a 5ª corda: Lá.
Para a afinar podemos usar dois metodos: com um diapasão de 440Hz (Lá) ou com um afinador.

1 - Com o Diapasão

Caso escolhas um diapasão, o som produzido por este será um Lá duas oitavas acima da quinta corda solta. Este som parece diferente do som que vamos obter nesta corda, mas para facilitar vamos tocar levemente a 5ª corda, mesmo acima do quinto traste, e isto, sem pressionar a corda contra o traste. O resultado é um harmónico! É a mesma nota na mesma oitava que a produzida pelo diapasão.
Agora segue para o passo: Afinar a 4ª corda.

2 - Com o Afinador

Eu encorajo-vos a afinarem com o afinador apenas a quinta corda e afinar todas as restantes por ouvido seguindo os passos que se seguem.

Afinar a 4ª corda

Depois de termos a corda Lá afinada, passamos para a 4ª corda.
Para afinar a 4ª corda, pressionamos a 5ª corda no quinto traste e tocamos para ouvir o som.
Este som tem de ser igual, com a mesma nota na mesma oitava, ao da 4ª corda solta. Ajustamos a 4ª corda até obter esta nota.

Afinar a 3ª corda

A afinação da 3ª corda é feita de forma semelhante. Pisamos a 4ª corda no quinto traste e fazemos com que este som seja o mesmo som que o produzido pela 3ª corda solta. Ajustamos a 3ª corda até soar a mesma nota.

Batimentos acústicos

Quando duas notas iguais, na mesma oitava, estão a soar ao mesmo tempo existem os chamados batimentos.
Estes batimentos são somas e subtrações entre as duas notas (mais concretamente, da pressão acústica que cada nota produz). O resultado é a variação da amplitude da nota, parecendo um tremolo.
O objectivo durante a afinação da guitarra é eliminar este efeito.

Afinar a 2ª corda

Afinamos a 2ª corda de forma diferente. A diferença aqui é que temos de pisar o quarto traste da 3ª corda, em vez de ser o quinto traste como anteriormente. Esta nota terá de ser a mesma que a produzida pela segunda corda solta.

Afinar a 1ª corda

Agora, para a 1ª corda, voltamos a pisar o quinto traste da segunda corda e o som produzido por esta tem de ser o mesmo som que o produzido pela primeira corda solta.

Afinar a 6ª corda

Só falta afinar a 6ª corda. Esta deve ser afinada pisando-a no quinto traste. Esta nota terá de ser igual à nota gerada pela 5ª corda solta. Vai ser necessário manter a corda pressionada enquanto se ajusta a afinação, pelo que deve ser pressionada de forma ligeira apenas ao ponto em que não trasteja.

Trastejar

O trastejo é o som produzido por uma corda pisada incorretamente. O trastejamento pode ser evitado corrigindo o posicionamento do dedo para mais próximo do traste e com a pressão necessária para que a vibração desapareça. A forma correcta de pressionar uma corda NÃO É imadiatamente em cima do traste, pois o som irá ficar abafado e a corda irá vibrar por menos tempo.

Confirmar a afinação

Para confirmar a afinação da guitarra basta tocar alguns acordes por partes. Tocar conjuntos de três cordas e detetar qual a corda que fica fora da afinação. Esta ação requer muito ouvido e prática e é algo que pode e deve ser feita sempre que estamos a tocar guitarra. A realidade é que uma guitarra nunca está perfeitamente afinada, mas tem de ser tocada da forma mais afinada possível para que seja aprazível.

Manter a guitarra afinada é uma aprendizagem constante.


>> Segue para: Aquecimento

Sem comentários:

Enviar um comentário