Exercícios para a mão direita

A guitarra é um instrumento para ser tocado com as duas mãos, mas para aperfeiçoar cada técnica é necessário simplificar a dificuldade em pequenos exercícios de forma a dominá-los corretamente.

Ao tocar guitarra, podemos fazer vibrar as cordas de várias formas: unhas, dedos, palheta (plectro).

Esta escolha tem a ver com o que se pretende em cada música e/ou passagem. Por exemplo, um solo de guitarra é mais fácil de ser feito com uma palheta enquanto que a base rítmica feita numa guitarra clássica fica melhor quando usados os dedos e/ou as unhas. O arpejo pode ser mais fácil quando usada a técnica de dedilhação, mas também pode ser vantajoso se for usada uma palheta para que o som fique mais "cristalino".

Dedilhar

Técnica muito usada em música popular ou em passagens mais calmas. O que se pretende é fazer um arpejo para individualizar as notas dos acordes.
Normalmente o polegar toca as notas de tom do acorde, que costumam ser as mais graves enquanto o indicador, médio e anelar tocam a terceira, segunda e primeira cordas respetivamente.
Passagens de músicas famosas que usam esta técnica são:
  • Nothing Else Matters (Metallica)
  • Everybody Hurts (REM)

Uso da palheta

Toque Alternado (Alternate picking)

O toque alternado,  consiste em fazer movimentos ascendentes e descendentes de forma alternada.

Toques para baixo (down strokes)

Todos os ataques de palheta são feitos de cima para baixo. Mesmo quando se muda de corda os ataques mantêm-se de cima para baixo.
No estilo musical metal os power chords são feitos desta forma, tocando-se duas cordas em simultâneo, o tom e a respetiva quinta.

Varrimento (Sweep picking)

Usado por músicos mais virtuosos em solos para rapidamente tocar

>> Segue para: Acordes

Sem comentários:

Enviar um comentário