Técnicas avançadas

Para além de acordes a guitarra pode ser tocada de forma melódica por forma a criar melodias sobre a harmonia de uma música. É o equivalente ao canto de uma voz. Para cantar uma voz com a guitarra é preciso saber usar técnicas de expressão para sair do robotizado e ser mais humano. Isto envolve conhecimento de técnicas como o bend, slide, hammer on, pull-off, vibrato, mute entre outras.

Bend

BendTécnica usada para mudar a nota inicialmente tocada usando para isso a variação da tensão da corda. O bend ascendente começa por ser tocada uma nota pisada com o dedo da mão esquerda e seguidamente, enquanto a nota continua a soar o dedo é deslocado verticalmente para cima, ou para baixo, mantendo o mesmo traste, fazendo variar a tensão da corda e consequentemente a nota.


Pré-bend

Podem ser feitas variações ao bend de forma a dar outra expressão. Exemplo de uma variação será fazer um bend sem que a nota seja tocada, manter a tensão de bend e tocar a nota. Enquanto ela soa a tensão do bend é libertada alterando a nota para mais grave.

Slide

O slide consiste em deslizar o dedo pela corda tocada com o objetivo de fazer variações abruptas de tom. As variações vão ser sentidas em "escada" pois a variação de nota para nota é feita em meios tons.

Hammer On

Uma forma de fazer soar uma nota pode ser "martelando" uma corda num traste com o dedo da mão esquerda. Por exemplo, toque a 3ª corda no quinto traste, pisada com o dedo indicador, e de seguida "martele" essa mesma corda no sétimo traste. O resultado é um ligado entre a nota Dó e o Ré sem que a corda seja posta a vibrar duas vezes, mas sim apenas a primeira vez quando tocamos o Dó.

Pull-Off

Nesta técnica toca-se uma nota com qualquer dedo da mão esquerda à exceção do dedo indicador. Depois de fazer a corda soar "puxa-se" o dedo que pisa essa nota, libertando a corda para uma nota mais grave pisada com outro dedo da mesma mão esquerda. É assim criada uma transição mais suave entre duas notas na mesma corda palhetando-se apenas uma vez.

Vibrato

VibratoToca-se uma nota e dá-se "vida" por meio de movimentos rápidos do dedo que a pisa. O objetivo é fazer pequenas micro-variações de tom que tornam a guitarra mais humana.




Mute

Abafar a corda com a palma da mão direita para que quando a nota for soada a sua intensidade decaia mais rapidamente. A intensidade deste efeito pode ser controlado movimentando a palma pelas cordas, mas com maior usabilidade nos primeiros 2 centímetros iniciais a contar a partir da ponte.


Legato

Tocam-se as notas de forma "ligada", ou seja, a primeira nota é soada e as próximas surgem sem serem palhetadas. Os dedos simplesmente metem-se em posição e através de hammer-ons e pull-offs.

Tap

Martelar notas com os dedos da mão direita de forma "ligada" poupando-se palhetadas. Esta técnica pode criar efeitos únicos apenas possíveis de ser conseguidos desta forma.

>> Segue para: Improvisação

Sem comentários:

Enviar um comentário