Exercícios para a mão esquerda

Exercícios para a mão esquerda

Tocar guitarra requer ação física. Tal como quando fazemos desporto, antes de iniciar uma atividade física é necessário aquecer os músculos e preparar as articulações para que durante o exercício estejamos preparados para o esforço necessário e assim evitar lesões.

Antes de pegar na guitarra podemos fazer alguma massagem muscular nos dedos e palmas das mãos. Assim aquecemos os músculos e será mais fácil o exercício de tocar guitarra.

Depois, com a guitarra corretamente posicionada, podemos iniciar o aquecimento usando a guitarra com "caminhadas" dos dedos da mão esquerda pelos trastes da sexta corda.

Caminhadas na 6ª corda

Um exercício funcional e efetivo é tocar o 5º traste com o primeiro dedo e deixá-lo a pressionar a corda enquanto pressionamos o 6º traste com o segundo dedo e mantemos também a pressão no segundo dedo enquanto pressionamos o 7º traste com o terceiro dedo. Neste momento temos o 1º o 2º e o 3º dedo a pisar o 5º, 6º e 7º traste respetivamente na mesma corda. Mantendo a pressão mínima de forma à corda não trastejar colocamos o quarto dedo no 8º traste. Neste momento temos os quatro dedos a fazer pressão na mesma corda.

Este exercício pode ser variado usando qualquer uma das cordas de cada vez e variando o trate inicial.
Convém iniciar este exercício numa zona mais central do braço e progredir descendo nos trastes para notas mais graves mais junto da cabeça (ou mão) da guitarra.

>> Segue para: Exercícios para a mão direita

Sem comentários:

Enviar um comentário