quarta-feira, 1 de julho de 2015

Tocar Rápido usando "Legato"

Ligadura ou Legato (do italiano) é uma técnica usada para ligar notas numa passagem musical. É uma forma bem eficiente de tocar muitas notas com pouco esforço num curto espaço de tempo.

A lógica na guitarra é economizar "palhetadas" da mão direita e assim com uma ação da mão direita temos várias ações da mão esquerda.


Uma das dificuldades ao aumentar a velocidade tem a ver com a sincronização entre as duas mãos. Assim, fazendo com que a sincronização seja facilitada consegue-se aumentar a velocidade.

Neste exercício, em cada compasso a mão esquerda tem 16 ações e a mão direita apenas 12 ações, isto porque em vez de usar a palheta (mão direita) para fazer vibrar a nota usamos um pull-off (mão esquerda).

Esta quebra da mão rítmica cria como que um momento de nova sincronização.

Cada compasso tem 4 ciclos com notas em semi-colcheia. Cada ciclo tem 4 ações da mão esquerda e 3 ações da mão direita. A ação que está em falta à mão direita serve para ganhar "folego" para o ciclo que se segue e mesmo assim não há pausas nas notas produzidas. Tocam-se à mesma as 16 notas por compasso, todas igualmente espaçadas temporalmente.

O legato aparece apenas na primeira corda do sétimo traste para o quinto traste.
Uma forma de compreender e treinar este legato é tocando apenas a nota do sétimo traste e fazendo o pull-off para a nota do quinto traste.
A nota do quinto traste vibra apenas porque foi puxada e largada do sétimo traste com o dedo anelar da mão esquerda. A nota no quinto traste deve ser pisada com o indicador.

Repetindo apenas estas duas notas compreendemos que a mão direita tem a metade das ações da mão esquerda, e assim, velocidade não será grande problema para a mão direita.
No entanto, as ações da mão esquerda são feitas apenas pelos dedos enquanto que na direita são movimentos de pulso. Como os movimentos dos dedos por norma são mais rápidos que os movimentos do pulso encontramos, com esta técnica, um ótimo compromisso para as duas mãos.

Nota a nota

Este exercício implica que sejamos capazes de individualizar cada nota tocada, isto é, cada nota é tocada sem que outros sons coexistam.

É preciso ter especial atenção à mudança de corda, calando a corda que estava a ser tocada.

Consegue-se isto em vários passos.

  • Levantar ligeiramente o dedo que serviu para pisar a corda quando queremos o silêncio dessa nota.
  • Tocar levemente com o polegar da mão direita nas cordas imediatamente antes desta mão fazer a próxima "palhetada".
  • Abafar com a palma da mão direita as cordas que nunca serão tocadas.
O conjunto de todos estes passos serve para a correta clareza das notas nesta técnica.

Realmente o controlo do ruído indesejado é a parte crucial neste exercício. A sincronização das duas mãos a clareza das notas são os factores chave para se poder aumentar a velocidade com o legato.

Sem comentários:

Enviar um comentário